PAIR-PR

Comunicação

Mercado de escritórios em Luanda | Novos edifícios
O mercado imobiliário de escritórios em Luanda está inteiramente ligado às políticas de captação de investimento estrangeiro. Quanto maior o investimento directo estrangeiro, maior a recuperação e expansão desse mercado.
Os escritórios representam a base operacional de qualquer multinacional que busca representação física no território nacional, procura maior proximidade com seus clientes e parceiros, estuda o tecido socioeconómico do país, explora o ambiente de negócios e legais locais. Portanto, o sucesso das políticas de atracção de investimento estrangeiro não apenas impulsiona o crescimento da economia, mas também dinamiza o mercado de espaços de escritórios.
Diferentemente de todos os outros segmentos do mercado imobiliário, o segmento de escritórios – devido à função que um espaço de serviços desempenha – é o primeiro a registrar estagnação em qualquer cenário de crise económica. Em momentos de adversidade, muitas empresas, tanto nacionais quanto estrangeiras, optam pelo downsizing para reduzir custos, diminuir pessoal e reposicionar operações administrativas. Os efeitos dessas medidas alteram – de forma significativa – o desempenho da demanda por espaços de escritórios e impactam directamente no mercado imobiliário como um todo. 
Actualmente, podemos afirmar que o segmento de escritórios regista estagnação, caracterizada por um excesso de oferta e uma baixa na procura. No início de 2023, o valor médio/m² de escritórios em edifícios modernos nas zonas mais atractivas para empresas multinacionais permaneceu praticamente inalterado em relação a 2022, situando-se entre 20.000 AOA/m² e aos 40.000 AOA/m².
Devido à redução na procura e à disposição de alguns proprietários em fazer cedências nas negociações de contratos de arrendamento efectivamente realizados, é possível observar uma queda nos preços pedidos. Ficando, deste modo, alguns escritórios novos em áreas privilegiadas com valores de arrendamento variando entre 7.777AOA/m² e 16.540 AOA/m². Essas variações dependem principalmente em função da proximidade destes espaços com o centro de decisão do país, da eficiência tecnológica de cada escritório e dos revestimentos disponíveis.
Para 2024, há perspectivas de aumento na oferta com a conclusão de alguns edifícios, como é o caso das Torres Kianda, localizadas na Marginal de Luanda. No entanto, a tendência de queda nos preços pedidos dependerá do comportamento da economia.