As particularidades e riscos do sector imobiliário e a importância da avaliação nas transacções
O sector imobiliário tem um papel importante na economia, envolve transacções de terrenos e edificações, tanto antigas quanto novas. Esse segmento de negócio possui particularidades que o diferenciam de outros tipos de investimento.
Investir em imóveis geralmente exige intensidade de capital, limitando para este mercado pessoas sem capital robusto ou sem acesso a financiamentos.
Este também é um mercado em que o retorno sobre o investimento costuma demorar, devido ao longo ciclo de vida dos empreendimentos imobiliários, deste a concepção até à comercialização. Por outro lado, os imóveis, pela sua característica física, não são facilmente divididos, o que limita a facilidade de serem vendidos e partilhados.
Qualquer imóvel está sob influência de regulamentos e políticas de governos, como zoneamento urbano, imposto predial ou investimentos em infra-estruturas públicas, o que pode afectar no seu valor comercial ou na viabilidade dos investimentos imobiliários. Estes factores aumentam a certeza ou incerteza nos investimentos. No entanto, os imóveis possuem um histórico de valorização no longo prazo que supera inflações ou aplicações mais conservadoras, o que torna uma forma segura de preservação e aumento de capital. Além de que, os imóveis são frequentemente utilizados como garantias em operações de crédito, devido a segurança e potencial de valorização.
Independentemente das particularidades e riscos, o sector imobiliário continua a ser uma área de investimento bastante atractiva. A rentabilidade, quase sempre, compensa, sobretudo quando os imóveis são adquiridos a preços competitivos.
O sector imobiliário representa uma área de grande potencial para os investidores que buscam retornos seguros. A avaliação imobiliária, no entanto, tem um papel relevante dentro do contexto das transacções de bens imóveis. Essa actividade é fundamental não apenas para os compradores e credores, mas também para os investidores que precisam avaliar a rentabilidade e o retorno dos seus investimentos.
Em suma, a actividade de avaliação imobiliária é importante devido à necessidade que as pessoas têm em comprar, vender ou hipotecar imóveis. Pois, ela atribui uma estimativa precisa e fundamentada do valor de mercado dos produtos imobiliários, permitindo transacções justas e informadas.
Deixe um comentário