Análise do segmento residencial na Zona do Quifica e zonas adjacentes, como Benfica e Patriota
O mercado imobiliário na zona do Quifica tem mostrado uma variação significativa nos últimos meses. A pedido de um cliente, foi feita a reavaliação de uma moradia situada nesta zona, anteriormente avaliada em 2023. Esta reavaliação revelou mudanças notáveis nos valores de venda e de arrendamento.
Na pesquisa de mercado realizada no mercado local, notou-se um aumento expressivo de 24% nos valores de renda de moradias. Esse incremento nos preços de renda espelha uma tendência crescente de procura por arrendamento, provavelmente devido os factores, como redução de novas promoções imobiliárias e a preferência dos utilizadores em arrendar por falta de capacidade financeira para adquirir um imóvel.
Entretanto, ao contrário do mercado de arrendamento, o valor de venda de moradias nesta zona e em zonas comparáveis, como Benfica e Patriota, sofreu uma queda de aproximadamente 11% em relação à prospecção anterior de 2023. Esse decréscimo revela os desafios mais claros que a economia angolana enfrenta hoje. A inflação e a desvalorização da moeda nacional têm reduzido o poder compra dos consumidores, gerando, como consequência, uma menor procura por imóveis no mercado de compra e venda.
Embora o mercado de arrendamento tem se mostrado mais valorizado nos últimos meses, o cenário no mercado de compra e venda parece mais desafiador. Observar a procura e a oferta no mercado local é a recomendação para o proprietário que deseja vender.
Por outro lado, o aumento dos valores de renda parece uma sugestão para os proprietários que procuram rentabilizar os seus imóveis.
Deixe um comentário